"A figura enigmática de Cronos representou, na mitologia, um claro exemplo dos conflitos religiosos e culturais surgidos entre os gregos e os povos que habitavam a península helênica antes de sua chegada. Cronos era um deus da mitologia pré-helênica ao qual se atribuíam funções relacionadas com a agricultura. Mais tarde, os gregos o incluíram em sua Cosmogonia, mas lhe conferiram um caráter sinistro e negativo."
Trabalho de Filosofia 1º "VA"
Introdução:
Nesse blog você ira encontra um pouco da historia de cronos:
Cronos era um deus da mitologia pré-helênica ao qual se atribuíam funções relacionadas com a agricultura. Mais tarde, os gregos o incluíram em sua Cosmogonia, mas lhe conferiram um caráter sinistro e negativo.
Na mitologia grega, Cronos era filho de Urano (o céu) e de Gaia ou Gê (a terra). Incitado pela mãe e ajudado pelos irmãos, os Titãs, castrou o pai - o que separou o céu da terra - e tornou-se o primeiro rei dos deuses.
Seu reinado, porém, era ameaçado por uma profecia segundo a qual um de seus filhos o destronaria. Para que não se cumprisse esse vaticínio, Cronos devorava todos os filhos que lhe dava sua mulher, Réia, até que esta conseguiu salvar Zeus.
Este, quando cresceu, arrebatou o trono do pai, conseguiu que ele vomitasse os outros filhos, ainda vivos, e o expulsou do Olimpo, banindo-o para o Tártaro, lugar de tormento.
Segundo a tradição clássica, Cronos simbolizava o tempo e por isso Zeus, ao derrotá-lo, conferira a imortalidade aos deuses. Era representado como um ancião empunhando uma foice e freqüentemente aparecia associado a divindades estrangeiras propensas a sacrifícios humanos.
Os romanos assimilaram Cronos a Saturno e dizia-se que, ao fugir do Olimpo, ele levara a agricultura para Roma, com o que recuperava suas primitivas funções agrícolas. Em sua homenagem, celebravam-se as saturnálias, festas rituais relacionadas com a colheita.
Caracteristicas do Deus Cronos:
ZO mais corajoso e jovem dos Titãs, foi o único a ter coragem de ajudar sua mãe Gaia a se livrar dos castigos de seu pai Urano. Cronos tornou rei supremo dos deuses no lugar seu pai e gerou muitos filhos com sua esposa-irmã Hera. Da mesma forma que seu pai, Cronos temia que um de seus filhos tomasse o poder, passando a devorar seus filhos toda vez que estes nasciam. Auxiliado por Réia, Zeus foi o único filho que não foi devorado e posteriormente, lutou contra Cronos e os outros titãs, venceu e o obrigou a regurgitar os seus irmãos.
A historia do Cronos
Após destronar o pai, Cronos temendo a profecia de sua mãe Gaia - que previu que, como Urano, ele também seria morto por um de seus filhos - passou a devorar todos os rebentos que teve com sua esposa-irmã, a titã Réia. Incestos e filhos que matavam os pais eram fatos corriqueiros na mitologia grega. Cronos era o deus do tempo e durante seu reinado sobre o mundo a humanidade recém-criada viveu sua "idade dourada", uma época de grande prosperidade, harmonia e fartura. Os filhos que Cronos devorou eram deuses que continuaram a crescer em seu ventre. No entanto, nem todos estavam lá, já que um deles, numa astuta manobra de Réia, foi enviado imediatamente após o nascimento para a ilha de Creta, onde foi criado por ninfas. Quando cresceu, e soube que era filho de Cronos e que ele havia devorado seus i rmãozinhos, esse deus partiu em busca de vingança contra o pai. Seu nome era Zeus e sua luta levou à derrota de Cronos e ao fim do reino dos titãs. Começava a era dos todo-poderosos deuses gregos.
Get your own Chat Box! Go Large!
segunda-feira, 28 de março de 2011
Historia Do Deus Grego "Cronos"
Crono atende a seus apelos e, com a foice amolada por sua própria mãe, castrar Urano atirando seus testículos ao mar. Em seguida, liberta um a um os irmãos outrora aprisionados por seu pai ao seio da Terra. Crono foi o caçula dos Titãs nascidos de Urano e Géia. Atendendo a um pedido de vingança por parte de sua mãe, castrou com uma foice seu pai, lançando seus testículos ao mar e em seguida libertando seus irmãos que haviam sido enviados de volta ao seio da terra por Urano.
Casou-se com Réia e com ela teve seis filhos, Héstia , Deméter , Hera , Hades , Posídon e Zeus , os quais, posteriormente se converteram em deuses olímpicos. Tornou-se, a exemplo de seu pai, um tirano, uma vez que, não bastando o fato de mandar para o tártaro os Ciclopes e Hecatonquiros, engolia seus filhos assim que nasciam. Dessa forma, Crono procurava impedir o cumprimento da profecia que afirmava que um de seus filhos, um dia, o destronaria. Réia porém, ao dar a luz a Zeus, apresentou a seu marido uma pedra embrulhada em um lençol que imediatamente a engoliu acreditando tratar-se do filho recém nascido.
Tempos depois vomitou todos os seus filhos após tomar uma poção oferecida por Zeus que liderou seus irmãos numa batalha que culminou após dez anos com o destronamento de Crono. Cumpriu-se assim a profecia."
Nenhum comentário:
Postar um comentário